Meu cão é diabético, desenvolveu catarata, e agora?

Catarata hipermatura_1.jpg

Paciente apresentando catarata diabética hipermatura (estágio avançado) de rápida evolução

Diabetes é uma doença hormonal, infelizmente traz com ela alguns problemas oculares, o principal deles é a catarata diabética, a consequência dessa condição é cegueira. Uma característica marcante é a rápida evolução do problema, o cão começa a apresentar opacidade ocular esbranquiçada do cristalino (visualizada na região pupilar) muitas vezes percebida mais facilmente a noite ou após foto com flash, tudo isso vem acompanhado por baixa visual que tende a piorar com o passar do tempo chegando a perda visual total. Lamentavelmente não para por aí, além de cegueira, a catarata diabética traz com ela inflamação ocular e aumento do tamanho do cristalino, assim como a rápida evolução da catarata, esses problemas geralmente não demoram a aparecer, podendo nesses casos o paciente apresentar ruptura da cápsula do cristalino, luxação do cristalino e sangramento intraocular, tudo isso poderá gerar um outro problema que é o aumento da pressão do olho conhecido como glaucoma, nesses casos começa a se tornar irreversível a perda de visão e a maioria dos animais apresentam dor ocular crônica.

Catarata hipermatura_2.jpg

Catarata diabética hipermatura, causando cegueira total

US Ocular_3.png

Imagem ultrassonográfica evidenciando cristalino com catarata intumescente (de tamanho aumentado)

Pós_operatório_imediato_1.jpg

Imagem do microscópio cirúrgico, pós operatório imediato, visualizamos a reflexo do fundo do olho e a lente intraocular

E agora, o que devo fazer?

Felizmente hoje em dia conseguimos reverter esse problema com bons resultados, o tratamento indicado é cirúrgico, quanto mais precoce a cirurgia melhores são as taxas de sucesso, a operação deve ser realizada pelo oftalmologista veterinário que possui capacitação para o procedimento de facoemulsificação, também é implantada uma lente intraocular sintética sempre que as condições do olho operado permitir.

Sendo assim se seu animal é diabético o recomendado é procurar o quanto antes um serviço de oftalmologia veterinária que realize cirurgia de catarata, pois enquanto se está estabilizando a glicemia do paciente para estar apto para passar por procedimento cirúrgico o oftalmologista irá realizar controle da inflamação ocular e o tutor terá tempo realizar os exames pré operatórios necessários em seu pet.

No Centro Oftalmológico Veterinário Oftalmopets os procedimentos são realizados em ambiente cirúrgico, com isolamento estéril da área da cirurgia para minimizar as chances de complicações, utilizamos equipamento de facoemulsificação e instrumental adequado para esse procedimento

Caso seu pet apresente suspeita desta doença entre em contato conosco e agende avaliação oftalmológica!!